Dinâmica de Apresentação (3)

Epitáfio


Passos
1- O coordenador distribui uma folha de sulfite para cada participante do grupo e explica que cada um deve escrever seu epitáfio (lépide de seu túmulo).
2- Os participantes preparam seu epitáfio. Todos devem fazê-lo.
3- Uma vez escrito, prendem o epitáfio junto ao peito e passeiam pela sala, a fim de que todos leiam o epitáfio de todos.
4- No passo seguinte, as pessoas se reúnem, aos pares, com aqueles cujo epitáfio tenha coincidências com o seu. Conversam durante seis minutos.
5- Feito isso, a critério do coordenador cada par poderá reunir-se a outro e conversar por 10 a 12 minutos.

Avaliação
1- O que aprendemos com esta dinâmica?
2- Como nos sentimos após essa experiência?

15 comentários:

  1. n pq puseram isso?
    q coisa ridicula idiota,bocó stupida....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lysa se vc eh tao menos ridicula, menos idiota, menos boco e ESTUPIDA, pq esta nessa pagina buscando sugestoes e nao cria vc msm uma dinamica que seja menos ESTUPIDA q essa! Se nao ajudou vc, pode ter ajudado a outros! As crfiticas sao sempre bem aceitas desde q sejam construrtivas! oq vc ganhou postando uma msg tao mal educada?

      Excluir
    2. peeeeeeeeeeeeeeega

      Excluir
    3. Ridícula demais! Tenho certeza de que não ajudou ninguém. Tipo, o povo escreve pra ficar andando depois. Aff

      Excluir
    4. Essa dinâmica é excelente para trabalhar a percepção das pessoas sobre como estão lidando com a própria vida, o que estão fazendo dela. Apliquei essa dinâmica no grupo de toxicômanos com o qual trabalho e o resultado foi ótimo. Todas tiveram o que falar sobre si mesmas e fazerem uma reflexão sobre como estão conduzindo a própria existência. As dicas de dinâmicas aqui são ótimas, o que falta é cada um saber aplicá-las segundo seus objetivos, mas o povo quer tudo pronto, assim não tem nenhuma que ajude mesmo não.

      Excluir
    5. A grande realidade é que as dinâmicas de grupo atendem as mais variadas necessidades de reflexão no meio social dependendo das circunstancias do publico alvo. O que para um público pode parecer sem nexo, para outro pode ser algo bem construtivo, interativo e edificante. Ao passo que à primeira vista, determinados exercícios desses podem passar uma imagem errônea sobre aquilo que exatamente eles propõem e no final pode-se tirar conclusões surpreendentes sobre coisas que jamais imaginávamos a nosso respeito ou a respeito de outras pessoas. Não devemos nos esquecer que cada indivíduo constitui uma personalidade inigualável no meio social.

      Excluir
  2. Lysa se vc eh tao menos ridicula, menos idiota, menos boco e ESTUPIDA, pq esta nessa pagina buscando sugestoes e nao cria vc msm uma dinamica que seja menos ESTUPIDA q essa! Se nao ajudou vc, pode ter ajudado a outros! As crfiticas sao sempre bem aceitas desde q sejam construrtivas! oq vc ganhou postando uma msg tao mal educada?

    ResponderExcluir
  3. Gostei dessa dinâmica.
    Para a moça ai que não entendeu, a dinâmica quer fazer as pessoas refletirem sobre o que querem em vida para que sejam lembradas quando morrerem.
    Na minha quero que seja escrito: SERVO FIEL DE DEUS. rsrs
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JÁ FIZ VÁRIAS VEZES NAS AULAS DE FILOSOFIA. SEMPRE FOI MUITO BOM. E CERTA FORMA OS ALUNOS EXPRESSAM O QUE SÃO O QUE GOSTARIAM DE SER. QUASE QUE UMA FORMA DE COMO QUEREM SER VISTOS E RESPEITADOS

      Excluir
  4. Eu gostei, bem interessante..
    Vou apresentar um trabalho hoje sobre "A terceira idade nas Organizações" e não achei nada mais adequado...
    bacana mesmo...pra quem entendeu o espírito da brincadeira!!

    Lúcia Diléa

    ResponderExcluir
  5. As vezes se vê lágrima no escuro e mágica no absurdo.

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei da dinâmica,achei muito interessante a página também porquê estou pesquisando dinâmicas de grupo,gostei muito da página, explica bem,dá pra entender.

    ResponderExcluir
  7. Bem interessante. Faz a pessoa buscar em si mesmo o que está construindo para deixar como legado da sua passagem pela terra.

    ResponderExcluir

Dinâmicas para Grupos
As dinâmicas de grupo oferecem às pessoas uma resposta às necessidades lúdicas escassas em diversos ambientes, com o objetivo de integrar o grupo e possibilitar um retorno dos dados necessários. Geralmente criativas e atrativas e que possam fomentar nas pessoas um lado descontraido e critico.